
Tudo começou quando a artista Chisato Abe estava no 6º ano do ensino primário e foi a um zoológico na província de Kagawa, durante uma excursão da escola.
Ela se encantou quando um filhote de gorila apontou para o lugar onde ela estava e pareceu sorrir. “Foi naquele momento que eu comecei a gostar desses animais”, contou ao jornal Asahi.
Abe, que hoje tem 63 anos, se orgulha das mais de três décadas em que produziu uma colecão de obras de arte de gorilas. Ela diz já ter encontrado mais de mil animais da espécie, em viagens dentro e fora do Japão.
Filha de um pai também artista, Abe conta que quando estava na casa dos 20 anos e sofria as confusões da fase em que vivia, visitou o Zoológico de Ueno, em Tóquio, com um artista mais experiente.
“Em um determinado momento, ele pediu para eu desenhar algo de que eu gostasse. Por coincidência, havia um gorila bem na nossa frente”, contou.
O gorila em questão se chamava Buruburu. Enquanto desenhava, ela contou ao amigo que gostava de gorilas e foi incentivada:
“E não é ótimo? Gorilas! O melhor é sempre fazer aquilo que você gosta”.
As palavras bastaram para Abe. Foi naquele momento que ela decidiu que pintaria quadros de gorilas, que aquilo seria um trabalho para toda a vida.

UM AMIGO EM QUIOTO
Abe é natural da província de Kochi, mas vive na cidade de Kasukabe, em Saitama. Uma de suas paixões, no entanto, está no meio do caminho entre essas províncias: Quioto.
A artista japonesa fez um “amigo” especial no Zoológico de Quioto. O gorila Momotaro, que já tem 20 anos. Ele nasceu no Zoológico de Ueno, mas foi transferido para Quioto.
A artista tem acompanhado Momotaro desde pequeno e passou a fazer viagens frequentes para Quioto, a fim de ver o gorila e obter inspirações para a sua arte.
Ela gosta de observar Momotaro com os filhos, Gentaro e Kintaro e tinha como desejo fazer uma exibição em Quioto. Por ser o local onde viu o gorila de que tanto gosta virar pai, diz que tem um carinho especial pela cidade.

Para a alegria da artista, seu desejo acabou realizado.
A arte de Chisato Abe está em exposição no prédio Daimaru Kyoto, no distrito Shimogyo, até as 17h de terça-feira (22).
São 50 obras de arte em exibição. Há pinturas inspiradas em Momotaro e em tantos outros gorilas que cruzaram o caminho da artista durante mais de três décadas.
*Siga a página Japão sem Tarjas para acompanhar novas publicações