Conheça o Mymizu: app mostra onde há bebedouros e água gratuita no Japão

Mapa interativo ajuda encontrar o local mais próximo para encher sua garrafa d’água | Foto: Divulgação/Mymizu

Desenvolvido com o objetivo de reduzir o consumo de garrafas pet no Japão, o aplicativo Mymizu (IOS / Google Play) se transformou em um movimento em prol do meio ambiente e tem gerado consciência ambiental e economia.

aplicativo gratuito apresenta ao usuário o mapa local e mostra os pontos onde há bebedouros e estabelecimentos que fornecem água gratuíta.

A ideia é que os usuários carreguem consigo uma garrafa própria e reabasteçam nos pontos indicados no mapa.

Em entrevista ao Japão sem Tarjas, Robin Lewis, co-fundador do Mymizu, explicou que o aplicativo foi lançado em setembro do ano passado e já registrou mais de 50 mil downloads.

“Nós criamos um banco de dados ocm mais de 200 mil locais pelo mundo onde as pessoas podem encher suas garrafas de água de graça. Conseguimos reduzir o consumo de mais de 25 mil garrafas pet e ajudamos os usuários a acessar 12 mil litros de água potável”, comemorou.

A ideia tem crescido e se tranformado em um movimento que visa criar consciência e reduzir o consumo de plástico, que já se tornou um problema global e que afeta principalmenre os oceanos e as espécies marinhas.

“Quando comecei a pesquisar, descobri a escala do problema. O Japão produz mais de 25 bilhões de garrafas pet por ano. A maioria delas não é reciclada e acaba incinerada, enterrada ou pedida nos rios e oceanos”, relatou Lewis.

INICIATIVA

Robin Lewis, co-fundador do Mymizu | Foto: Divulgação/Mymizu

Lewis conta que a ideia do aplicativo surgiu de uma viagem para a ilha de Okinawa, no extremo sul do Japão.

Depois de se encantar com as praias, ele e a co-fundadora Mariko McTier ficaram horrorizados com a quantidade de lixo, principalmente plástico, ao visitar locais mais remotos da ilha.

“Nós sabemos que o mundo está enfrentando uma quantidade sem precendentes de lixo plástico nos oceanos, mas vendo a situação em Okinawa, percebi que é um grande problema também no Japão.”

E foi através da consciência e do choque que a ideia surgiu, como uma possível solução para o consumo exagerado de garrafas de plástico.

“Eu queria reduzir o consumo na fonte, ajudando as pessoas a repor suas garrafas em locais gratuitos e bebedouros, no lugar de comprar água em garrafas plásticas. E foi assim que o Mymizu nasceu”, diz Lewis.

MOVIMENTO

Selo que indica a parceria com o aplicativo e fornecimento de água gratuita | Foto: Divulgação/Mymizu

O que começou com uma ideia simples de aplicativo, acabou se transformando em um movimento que visa incentivar um estilo de vida mais consciente.

“Nosso objetivo inicial era reduzir o consumo de garrafas plásticas, mas a nossa meta maior é encorajar as pessoas a pensar e agir em prol do meio ambiente. Usamos as garrafas apenas como um primeiro passo”, ressalta Lewis, que vem atuando em palestras e workshops pelo Japão.

A ideia já resultou em mais de 100 palestras e workshops em escolas, universidades e empresas, nos primeiros 10 meses desde que o aplicativo foi lançado.

O Mymizu também tem divulgado infográficos sobre a questão dos plásticos nos oceanos e promovido eventos onlinepara a conscientização.

Além disso, a ideia também resultou no engajamento de empresas pelo mundo. Mais de 500 coorporações em 10 países estão registradas na plataforma do Mymizu, incluindo grandes marcas como a IKEA, Audi, Hilton Hotel e Patagonia.

Além de informar sobre onde há o fornecimento gratuito de água, a plataforma também permite que o usuário registre a garrafa e o abastecimento.

O Mymizu também oferece em sua loja online garrafas personalizadas para os usuários engajados na ação.

Foto: divulgação/Mymizu

De acordo com os dados lançados pela plataforma, juntos, os usuários já economizaram mais de ¥2,8 milhões, evitando a compra de garrafas plásticas.

A iniciativa também já totalizou uma redução de mais de 8.500 kg de emissão de CO2 na atmosfera.

Siga o Mymizu no Instagram e confira mais informações no site oficial. Acompanhe novas publicações através da página Japão sem Tarjas.

Autor: Ana Paula Ramos

Jornalista e escritora, Ana Paula tem sete anos de experiência no Japão, atuando como repórter na comunidade brasileira e como freelancer. Ela é a fundadora do Japão sem Tarjas e criadora do grupo "Por que você também não faz?", que realiza mutirões de limpeza em praias no Japão. Em outubro de 2020, publicou o seu primeiro livro, "O Oitavo Andar", um suspense que se passa na cidade de Gramado e está disponível na Amazon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s