O “monstro” que os japoneses criaram para espantar os ursos: veja os vídeos

Em algumas cidades japonesas, a presença de ursos é uma ameaça comum aos moradores. Os animais invadem povoados, entram em casas atrás de comida, fazem bagunça e ás vezes deixam feridos.

Este ano, a cidade de Shibata, na província de Niigata, registrou seis vezes mais o aparecimento de ursos do que no mesmo período do ano passado.

Na cidade de kaga, província de Ishikawa, um urso invadiu um shopping center no último dia 19, causando transtornos, pânico em lojistas e consumidores.

Os animais também causam preocupações para quem vai escalar montanhas onde eles residem nas proximidades, mas o principal problema tem sido a invasão de casas e locais públicos nas cidades.

O “monster wolf”, uma máquina que simula um lobo assustador até mesmo para os humanos, foi desenvolvida pela empresa Ohta Seiki, sediada em Hokkaido, no extremo norte do arquipélago.

O “monstro” tem um 1,2 m de comprimento e 70 cm de altura. No momento, já está instalado em 60 locais em todo o país, de Hokkaido até a província de Okinawa, nas ilhas do sul do Japão.

Algumas pessoas podem se assustar ao se deparar com um deles, ainda mais se for à noite.

No entanto, os vídeos da empresa mostram que o lobo cumpre muito bem sua função. Além de espantar ursos, tem espantado também outros animais que causam problemas, como veados ou javalis.

COMO FUNCIONA?

O lobo monstruoso que emite um ruído assustador, é cheio de tecnologias e está disponível em versões diferentes.

Quando um animal selvagem se aproxima, o lobo identifica a presença através de um sensor e reage rapidamente.

Os olhos e as patas brilham em luz de LED vermelha, a máquina gira o pescoço para os dois lados e reproduz um grunhido que tenta imitar um lobo de verdade.

Há ainda 60 versões diferentes da máquina, que reproduzem sons como vozes humanas ou até mesmo barulho de tiros de espingarda, conforme o desejo do cliente.

Para que tenha mais do que a utilidade de espantar os animais selvagens, alguns lobos instalados em locais turísticos reproduzem explicações do passeio durante o dia para guiar os visitantes e tentam parecer mais “simpáticos”.

Reprodução/FNN

EFICIÊNCIA

A emissora Fuji entrevistou Yuji Ota, CEO da empresa que desenvolveu a máquina, para saber mais sobre suas funcionalidades.

Yuji conta que foi inspirado pela própria situação de Hokkaido, que é uma província que registra muitos danos provocados pelo aparecimento repentino de animais selvagens.

“Eu fiquei pensando se não tinha nada que fosse capaz de espantar esses animais e por sermos uma empresa inventiva, acabamos por ter essa ideia e colocamos em prática”, contou.

A eficiência é garantida com os ursos, já que foi desenvolvido pensando em enganar esses animais. No entanto, o lobo de mentira acaba por espantar também outros invasores.

“Percebemos que há eficiência com veados e javalis em algum nível. Já vimos casos de macacos serem espantados, mas com relação aos macacos, não é tão fácil assim. Esses animais são inteligentes, sobem nas árvores para se proteger”, explica.

VEJA OS VÍDEOS

*Siga a página Japão sem Tarjas (clique aqui) e acompanhe novas publicações e siga no Instagram: @japaosemtarjas

Autor: Ana Paula Ramos

Jornalista e escritora, Ana Paula tem sete anos de experiência no Japão, atuando como repórter na comunidade brasileira e como freelancer. Ela é a fundadora do Japão sem Tarjas e criadora do grupo "Por que você também não faz?", que realiza mutirões de limpeza em praias no Japão. Em outubro de 2020, publicou o seu primeiro livro, "O Oitavo Andar", um suspense que se passa na cidade de Gramado e está disponível na Amazon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s