“Se livrar da bagunça é o primeiro passo para ficar rico”, especialista japonês dá dicas valiosas

Esquerda: unsplash / Direita: Yasushi Komatsu, especialista em arrumação (Career Connection)

Especialista em arrumação, o japonês Yasushi Komatsu defende que se livrar de coisas desnecessárias, limpar e organizar a casa são atitudes fundamentais para qualquer pessoa que deseje mudar de vida.

Ele defendeu suas ideias em um artigo do portal All About (veja aqui) e foi direto em suas palavras.

“Quando se arruma e organiza, algo acontece. Você passa a tomar decisões mais rapidamente, seus padrões de comportamento mudam. Seu estilo de trabalho e de vida, tudo muda. O jeito que você usa e lida com o dinheiro também se transforma”.

No entanto, a maioria das pessoas não sente motivação para efetivar grandes mudanças em seus ambientes domésticos, por mais que sintam necessidade disso.

Para tornar essa tarefa mais fácil, Yasushi dá dicas valiosas. O especialista acredita que a tarefa deve ser realizada durante 15 minutos por dia e que as coisas a serem organizadas precisam ser levadas para o lado de fora da casa.

Em um primeiro momento, até parece que não faz sentido, já que você pode tirar o conteúdo das gavetas e examinar no quarto mesmo. No entanto, Yasushi defende que há um efeito psicológico em fazer essa função do lado de fora de casa.

“Se você levar tudo para o lado de fora, ficará mais fácil de decidir o que deve manter e o que deve se desfazer. Além disso, você se prepara melhor para se desfazer das coisas desnecessárias”, sugere.

O QUE VAI E O QUE FICA

Photo by Sanibell BV on Unsplash

Ao levar o conteúdo das gavetas para a varanda, você ainda pode ficar na dúvida sobre o que manter e o que se desfazer.

O principalmente problema disto é a sensação de que iremos precisar das coisas em algum momento e, mesmo que passe muito tempo, é comum não jogar fora aquilo que não é usado.

Yasushi recomenda separar as coisas em duas categorias, aquelas que foram usadas no último mês na categoria A e aquelas que não foram usadas neste período na categoria B. Espere 30 dias e volte a olhar as categorias. O que foi usado no último mês pode passar da B para a A.

Aquilo que não está sendo usado, não hesite em se desfazer. Se tiver documentos, revistas, coisas antigas que podem ser escaneadas e guardadas digitalmente, está também é uma boa opção.

A dica dos 15 minutos por dia também é importante e tem uma boa explicação por de trás.

“Se você tentar arrumar muitas coisas em um dia irá se cansar, perder a motivação e dará menos atenção para que a tarefa acabe logo. Se fizer 15 minutos por dia, até aqueles com maior dificuldade em arrumar poderão dar conta do recado”.

ARRUMAR E ORGANIZAR

Photo by Paul Hanaoka on Unsplash

Yasushi defende que a arrumação ocorra em duas etapas, a primeira se refere ao processo de limpeza e a decisão sobre o que vai e o que fica e a segunda é a organização em si.

“A organização não é nada além de deixar as coisas em uma determinada ordem, para facilitar na hora em que precisar encontrá-las e utilizá-las”, explica.

Para ele, esta é a postura “comum” tomada por muitas pessoas que acumularam riquezas e agem com motivação todos os dias, enquanto que a bagunça é nítida na vida de muitas pessoas com dificuldades em lidar com o dinheiro, que gastam mais do que podem e acumulam dívidas.

“Defina o local de cada coisa, faça divisórias dentro das gavetas para organizar aquilo que você precisa usar. Não encha as divisórias com coisas desnecessárias, apenas o essencial”.

Se a organização for feita de forma efetiva, ficará mais fácil de desenvolver o hábito de se desfazer rapidamente de coisas desnecessárias em vez de acumular.

“Quando perceber, você entrou no ritmo e passa a organizar suas coisas naturalmente. Isto muda tudo, inclusive sua relação com o dinheiro. Você passa a ter mais consciência do que realmente precisa e para de gastar com coisas que só irão acumular em casa”.

COMO ANDA SUA GELADEIRA?

Yasushi também deu dicas importantes para manter a geladeira em ordem.

Photo by Markus Spiske on Unsplash

Segundo ele, muitas pessoas não usam a geladeira como geladeira e sim como uma caixa para armazenar alimentos não consumidos.

Abra a sua geladeira e verifique se não há alimentos congelados há muitos meses ou talvez mais de um ano, coisas vencidas ou não, mas que não foram consumidas durante muito tempo.

“Tire todos os alimentos da geladeira, verifique tudo que não é consumido e jogue fora. Sua geladeira voltará a cumprir a função de armazenar os alimentos de que você precisa”.

Aproveita também para limpar os líquidos derramados e quando armazenar os alimentos de volta, talvez finalmente você terá espaço sobrando.

“Tenho certeza de que apenas essa limpeza na geladeira é suficiente para você se sentir mais leve e contente”, diz.

É claro que ninguém ficará rico assim que terminar de arrumar e organizar o ambiente doméstico. No entanto, ao se permitir respirar em um ambiente limpo e sem tralhas acumuladas, fica mais fácil obter motivação, ter ideias e se tornar mais criativo.

O resultado disso pode ser a realização de projetos engavetados, um jeito de trabalhar mais eficiente e com certeza uma economia doméstica mais efetiva. Na dúvida, vale a pena tentar e ver os efeitos e resultados.

*Gostou? Siga a página Japão sem Tarjas no Facebook (veja aqui) e Instagram (@japaosemtarjas) e acompanhe novas publicações

Autor: Ana Paula Ramos

Jornalista e escritora, Ana Paula tem sete anos de experiência no Japão, atuando como repórter na comunidade brasileira e como freelancer. Ela é a fundadora do Japão sem Tarjas e criadora do grupo "Por que você também não faz?", que realiza mutirões de limpeza em praias no Japão. Em outubro de 2020, publicou o seu primeiro livro, "O Oitavo Andar", um suspense que se passa na cidade de Gramado e está disponível na Amazon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s