Não jogue fora! Especialista explica como o “kairo” pode ser reaproveitado depois que esfria

“kairo”, saquinho que aquece, é popular no Japão durante o inverno. Imagem: weathernews

Se você mora no Japão ou veio visitar em algum inverno, provavelmente se deparou ou teve oportunidade de usar um “kairo” em algum momento.

O famoso saquinho que aquece é vendido em formatos variados, pode ser do tipo que cola na roupa, ou que enfia nos sapatos ou simplesmente para deixar no bolso e aquecer as mãos quando desejar.

O objeto ajuda a tornar os invernos mais suportáveis, mas tem um efeito que não dura mais do que algumas horas. Depois que esfria, os saquinhos costumam ir direto para a lata do lixo.

O que muitos não sabem é que o kairo pode ser reutilizado para outras funções. Em uma reportagem do portal meteorológico Weathernews, Noriko Iwasaki, especialista da Bears, uma empresa que oferece serviços de limpeza, explicou como reaproveitar os saquinhos.

SAPATOS E GUARDA ROUPAS

Photo by CHUTTERSNAP on Unsplash

Para entender como o kairo pode ser utilizado para outros fins, é importante compreender como este produto é feito e como funciona o seu mecanismo que gera aquecimento.

“O kairo é feito de carvão ativado e vermiculita e mistura pó de ferro com água. O saquinho possui um filme especial e TNT, que ajuda a controlar o contato da substância com o ar, que gera a oxidação do ferro e liberação de calor”, explica Noriko.

Depois de algumas horas, o saquinho começa a esfriar, mas nem por isso precisa ser direcionado imediatamente para a lata do lixo.

“Uma de suas utilidades está relacionada ao carvão ativado, conhecido pela eliminação de odores. Experimente colocar o kairo frio dentro de suas botas e sapatos no armário. O produto irá ajudar a remover o odor”, aconselha.

E não é apenas nos sapatos que um kairo frio pode prestar seus serviços. Noriko explica que, graças a vermiculita, um mineral utilizado para retenção de água e manutenção da hidratação de plantas, o kairo também é capaz de combater a umidade.

“O kairo frio também pode ser utilizado como um produto antimofo, capaz de combater a umidade, por causa da ação da vermiculita. É claro que não produz o mesmo resultado de um produto próprio para isto, mas experimente utilizar no seu guarda-roupas”, diz.

DESCARTE

Kairo do tipo que não cola no corpo, com duração de até 16 horas. Imagem/Divulgação

Você pode ficar mais tempo do que imaginou com um kairo, mas depois de usar e reutilizar, provavelmente chegará a hora do descarte.

É muito importante que este produto seja descartado de acordo com as regras da prefeitura local, que apresentam variações.

Dependendo da prefeitura, o kairo é descartado como lixo queimável ou não queimável. Verifique as regras do local onde você mora diretamente com a prefeitura ou com os vizinhos, antes de descartar o seu.

Autor: Ana Paula Ramos

Jornalista e escritora, Ana Paula tem sete anos de experiência no Japão, atuando como repórter na comunidade brasileira e como freelancer. Ela é a fundadora do Japão sem Tarjas e criadora do grupo "Por que você também não faz?", que realiza mutirões de limpeza em praias no Japão. Em outubro de 2020, publicou o seu primeiro livro, "O Oitavo Andar", um suspense que se passa na cidade de Gramado e está disponível na Amazon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s