Brasileiros se unem para recolher lixo de porto no Japão

Grupo realizou o mutirão de coletes pela primeira vez

O vento forte não impediu que seis brasileiros do grupo “Por que você também não faz” se reunissem no domingo (14) para retirar um pouco do lixo acumulado no porto da cidade de Toyohashi, na província de Aichi.

Massao Matsumoto Braga, que organizou a ação, conta que o grupo encheu 24 sacolas. Foram cerca de 50kg de variados tipos de lixo, como isopor, sandálias, itens e sacolas plásticas, vidros e latas.

“Tinha muito lixo mesmo. Nós andávamos dois metros e recolhíamos bastante plástico. No lado da praia onde estávamos eu percebi que era mar aberto e as embarcações também acabam jogando coisas no mar. Tem pessoas que jogam lixo lá também, pois juntamos dois pneus de moto”, relatou.

Os participantes da ação utilizaram pela primeira vez coletes de identificação como voluntários e membros do grupo, que visa incentivar ações ambientais e fortalecer a consciência com relação a questão do lixo nos oceanos.

Desta vez, os voluntários foram abordados por bombeiros que passavam pelo local e puderam contar um pouco da ação que vem sendo realizada, tanto em Toyohashi como em praias nas províncias de Aichi e Shizuoka.

“Um bombeiro parou o caminhão e veio conversar, queria saber o que estávamos fazendo. Expliquei que somos brasileiros, que pegamos as sacolas na prefeitura e íamos levar o lixo no centro de limpeza. Ele ficou muito agradecido, pois sabe que tem muito lixo ali e há pessoas que colocam fogo”, explicou Mone Nishiyama, voluntária e integrante da organização.

O grupo acredita que o local do mutirão seja um ponto onde o mar costuma carregar lixo, o que poderia explicar a enorme quantidade de plástico abandonado.

Foram cerca de 50kg de lixo, recolhidos em uma hora de atividade

Por causa da situação do local, está previsto um mutirão por mês e quem quiser participar está convidado a entrar no grupo “Por que você também não faz – Japão“. Se tiver interesse e não puder participar, entre no grupo também para acompanhar. Todos estão convidados a participar também de ações individuais.

No dia 28 de março, uma ação deve ser realizada na praia Kira Beach em Nishio (Aichi) e no próximo mês, está sendo organizado um mutirão na Praia de Maisaka, em Hamamatsu.

Os detalhes serão divulgados em breve, no grupo e também no Instagram.

Siga o grupo no Instagram (@pqvctbnaofaz) e a página Japão sem Tarjas (Facebook) e (@japaosemtarjas) para conferir novas publicações.

Autor: Ana Paula Ramos

Jornalista e escritora, Ana Paula tem sete anos de experiência no Japão, atuando como repórter na comunidade brasileira e como freelancer. Ela é a fundadora do Japão sem Tarjas e criadora do grupo "Por que você também não faz?", que realiza mutirões de limpeza em praias no Japão. Em outubro de 2020, publicou o seu primeiro livro, "O Oitavo Andar", um suspense que se passa na cidade de Gramado e está disponível na Amazon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s