Unidos pela natureza: grupo de brasileiros realiza ações de limpeza em Aichi e Gunma

Mutirão em Nishio (Aichi) reuniu 25 pessoas, incluindo membros da equipe de triathlon Tri4fun Japan.

O grupo “Por que você também não faz” (veja aqui), formado por brasileiros no Japão, enfrentou a previsão de chuva para realizar duas ações de limpeza simultâneas nas províncias de Aichi e Gunma, no domingo (28).

Em Aichi, a equipe de triathlon, Thi4fun Japan (veja aqui), se juntou ao grupo para recolher o lixo da praia Kira Waikiki Beach na cidade de Nishio. A atividade realizada pela manhã rendeu cerca de 30 sacos de lixo em uma hora de coleta, principalmente plástico.

Por causa da previsão de chuva, a organização chegou a cogitar o adiamento do evento, mas decidiu enfrentar o tempo para que a atividade não ficasse para depois. Por sorte, a chuva só iniciou depois que a atividade foi finalizada.

“Na noite anterior, entramos em contato com o pessoal que confirmou presença e explicamos a situação do tempo e que entenderíamos se cancelassem. Para a nossa surpresa, a resposta foi muita positiva. Muitos disseram que haviam cancelado compromissos e que iriam com chuva ou sem”, relatou Simone Nishiyama, responsável pela organização em Nishio.

Diogo Pinto, que também é membro da organização do grupo, foi da cidade de Hekinan a Nishio (cerca de 20km) de bicicleta para evitar a emissão de CO2 e no fim do evento, fez um importante alerta sobre a questão do microplástico e a importância das ações de limpeza.

“Vocês repararam que quando a gente olha mais de perto na areia, a gente vê vários pontos azuis, verdes, amarelos? Esses são fragmentos de plástico que já sofreram a ação do clima, sal e água e vão continuar se quebrando até se tornarem microplásticos, que irão parar na nossa cadeia alimentar através do mar”, explicou.

Diante da atenção do grupo, Diogo continuou falando sobre o problema.

“A cada duas respiradas que nós damos, uma é produzida pelo oceano, então ele produz cerca de 50% do ar que respiramos e é vital para a nossa sobrevivência. Por isso é muito importante o que vocês fizeram aqui hoje, doando tempo para ajudar nesta causa. Espero que os meninos que estão aqui possam aprender com a gente a cuidar do ambiente para que no futuro eles possam cuidar para quem vem depois deles”, finalizou.

Na praia Kira Waikiki Beach em Nishio, o grupo juntou cerca de 30 sacos de lixo em uma hora de atividade.

O grupo finalizou a ação com o grito de guerra: por que você também não faz? E mostrou o quanto é valioso cuidar da natureza e a força que nós temos, quando nos unimos para fazer a diferença.

“Foi um dia especial, muitas tribos diferentes, pessoas com estilos de vidas diferentes, mas que no fundo se uniram por um único propósito: cuidar do que é nosso. Pessoas que despertaram a consciência e decidiram estender a mão à um desconhecido e dizer: estamos juntos nessa!”, diz Simone.

Mutirão com cerejeiras

Mutirão no Minami Park em Oizumi reuniu famílias com crianças e deu um show de educação ambiental

Os brasileiros de Gunma também fizeram bonito neste domingo e foram presenteados pela floração das cerejeiras no Parque Minami, alvo da ação de limpeza.

Cerca de oito pessoas, incluindo famílias com crianças, se reuniram pela manhã e juntaram cerca de 12 sacos de lixo abandonado no parque. Além do já esperado lixo plástico, diversos objetos foram encontrados pelos cantos do terreno.

Jana Inomata, organizadora da ação em Oizumi, conta que ficou surpresa com o tipo de lixo que o grupo coletou na atividade.

“Achamos baterias, uma fita métrica, algo parecido com uma panela de arroz. Tinha muito lixo para um parque e muitas coisas escondidas nos arbustos”, revelou.

Lixo recolhido no parque em Oizumi surpreendeu os participantes da ação

Um dos pontos fortes do mutirão em Oizumi foi a presença das crianças. Os pequenos encheram sacolas e deram um passo importante na conscientização ambiental, fundamental para esta e as próximas gerações.

“Foi uma experiência muito bacana para os meninos. Esse contato de sair na rua foi muito bom para eles, eles se divertiram e aprenderam bastante. Sou muito grata ao projeto, foi muito gratificante participar e ver a reação das pessoas que nos agradeceram no parque”, contou Francielly Kimura, que levou os dois filhos para o mutirão.

Por que você também não faz?

Grupo criado em agosto do ano passado já reúne quase 900 membros, a maioria brasileiros no Japão

O grupo criado em agosto do ano passado por iniciativa da jornalista Ana Paula Ramos e o Japão sem Tarjas tem crescido e expandido suas atividades. Com um total de sete organizadores, o grupo retomou os mutirões neste mês, começando pelo porto da cidade de Toyohashi (Aichi), onde há um enorme acúmulo de resíduos plásticos.

O grupo já realizou quatro mutirões nas cidades de Hamamatsu e Kosai (Shizuoka), um em Toyohashi e o primeiro em Nishio e em Oizumi neste fim de semana. São quase 900 membros, que compartilham também experiências de ações individuais de limpeza em localidades diferentes do Japão.

Brasileiros no Japão estão convidados a participar das atividades. Entre no grupo (aqui) e siga a página no Instagram (@pqvctbnaofaz). Em abril, teremos um novo mutirão no Porto de Toyohashi e um na Praia de Maisaka, em Hamamatsu.

O grupo trará novidades em breve, com a estreia do podcast “A Gente Faz”, com o objetivo de promover debates sobre as questões ambientais, discutir soluções, ideias inspiradoras e mudanças nos hábitos de consumo.

Acompanhe nas redes sociais para saber mais e siga também a página Japão sem Tarjas no Facebook (aqui) e o no Instagram (@japaosemtarjas).

Autor: Ana Paula Ramos

Jornalista e escritora, Ana Paula tem sete anos de experiência no Japão, atuando como repórter na comunidade brasileira e como freelancer. Ela é a fundadora do Japão sem Tarjas e criadora do grupo "Por que você também não faz?", que realiza mutirões de limpeza em praias no Japão. Em outubro de 2020, publicou o seu primeiro livro, "O Oitavo Andar", um suspense que se passa na cidade de Gramado e está disponível na Amazon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s