Menina japonesa de 11 anos cria papel higiênico que conscientiza sobre o problema do plástico no mundo

Papel informativo mostra o ciclo da transformação do plástico em microplástico, consumido pelos peixes e que entra no corpo humano pela alimentação.

Foto: Fuji TV.

Vale tudo para conscientizar as pessoas sobre o problema do uso de itens plásticos, que tem causado uma catástrofe ambiental nos oceanos e se alojado no organismo humano ao se transformar em microplástico.

Rin Oonishi, uma menina japonesa de 11 anos, estudante do 6° ano de uma escola primária no Japão, teve uma ideia inusitada para conscientizar a sociedade deste problema que toma proporções cada vez maiores.

Ela desenvolveu, com a ajuda de estudantes de uma escola técnica de artes, um papel higiênico informativo, que mostra toda a cadeia do plástico: o consumo, o descarte, a entrada no oceano, a transformação em microplástico com a ação da natureza e o tempo, o consumo pelos peixes e por fim, o consumo desses mesmos peixes na alimentação humana.

O papel explica este ciclo através de ilustrações fáceis de entender, mesmo para quem não fala o idioma. A emissora Fuji relatou que a ideia foi tão bem aceita que o Aquário Sunshine em Tóquio aderiu nos banheiros e também na loja de lembrancinhas.

A hora de ir ao banheiro pode se transformar em um momento de conscientização ambiental.

A cultura do uso e descarte se tornou problemática e cabe a cada um de nós ajudar a interromper este ciclo, buscando alternativas para evitar o consumo de itens plásticos.

Siga o Japão sem Tarjas no Facebook (veja aqui) e Instagram (@japaosemtarjas) e acompanhe novas publicações.

Autor: Ana Paula Ramos

Jornalista e escritora, Ana Paula tem sete anos de experiência no Japão, atuando como repórter na comunidade brasileira e como freelancer. Ela é a fundadora do Japão sem Tarjas e criadora do grupo "Por que você também não faz?", que realiza mutirões de limpeza em praias no Japão. Em outubro de 2020, publicou o seu primeiro livro, "O Oitavo Andar", um suspense que se passa na cidade de Gramado e está disponível na Amazon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s