Papel informativo mostra o ciclo da transformação do plástico em microplástico, consumido pelos peixes e que entra no corpo humano pela alimentação.

Vale tudo para conscientizar as pessoas sobre o problema do uso de itens plásticos, que tem causado uma catástrofe ambiental nos oceanos e se alojado no organismo humano ao se transformar em microplástico.
Rin Oonishi, uma menina japonesa de 11 anos, estudante do 6° ano de uma escola primária no Japão, teve uma ideia inusitada para conscientizar a sociedade deste problema que toma proporções cada vez maiores.
Ela desenvolveu, com a ajuda de estudantes de uma escola técnica de artes, um papel higiênico informativo, que mostra toda a cadeia do plástico: o consumo, o descarte, a entrada no oceano, a transformação em microplástico com a ação da natureza e o tempo, o consumo pelos peixes e por fim, o consumo desses mesmos peixes na alimentação humana.
O papel explica este ciclo através de ilustrações fáceis de entender, mesmo para quem não fala o idioma. A emissora Fuji relatou que a ideia foi tão bem aceita que o Aquário Sunshine em Tóquio aderiu nos banheiros e também na loja de lembrancinhas.
A hora de ir ao banheiro pode se transformar em um momento de conscientização ambiental.
A cultura do uso e descarte se tornou problemática e cabe a cada um de nós ajudar a interromper este ciclo, buscando alternativas para evitar o consumo de itens plásticos.
Siga o Japão sem Tarjas no Facebook (veja aqui) e Instagram (@japaosemtarjas) e acompanhe novas publicações.