Criadores de conteúdo no Japão lançam a 1ª Semana Podosfera Nipo-Brasileira: confira a programação

Evento que começa nesta semana está recheado de atrações online, painéis de discussão e oportunidades de conectar ouvintes e produtores.

Foto: Will Francis – Unsplash (imagem ilustrativa)

O áudio, por muito tempo, havia sido renegado basicamente à música e à inclusão de pessoas com deficiências auditivas. Mas, nos últimos anos, ele voltou a ganhar espaço no mercado com o crescimento progressivo dos podcasts. Até mesmo as emissoras de rádio aderiram ao modelo.

A pandemia ajudou a aquecer o setor, que deve ultrapassar os 2 bilhões de consumidores até 2025. A recente entrada da Amazon neste segmento é uma prova de que o apetite pelo áudio está cada vez maior e os gigantes da tecnologia não querem ficar de fora.

Segundo o Listen Notes, ferramenta de busca de áudios, já existem mais de 1,9 milhão de podcasts no mundo. O Brasil lidera o ranking dos países cujas produções aumentaram mais rapidamente.

Aqui no Japão, não é diferente. Cada vez mais, temos novos produtores de conteúdo ávidos por explorar a ferramenta. O conteúdo variado e rico em informação faz com que esta mídia tenha um alcance muito grande, o que a torna uma real colaboradora para o desenvolvimento e para o bem-estar da comunidade.

Por tudo isto, o coletivo Podosfera Nipo-Brasileira, com o apoio da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), criou a “1a Semana Podosfera Nipo-Brasileira”, de 6 a 11 de dezembro, com diversas atividades para promover a mídia podcast na comunidade brasileira no Japão e conectar ouvintes e produtores.

“Através do podcast, o brasileiro no Japão pode adquirir novos conhecimentos, fazer amizades e ainda descobrir novas oportunidades de carreira”, diz um dos organizadores do evento, Carlos Eduardo Rios Vilaronga, 42, idealizador da hashtag #podosferanipobrasileira. O brasileiro comanda dois podcasts: o EBVNcast e Você também Pod!cast. Para a semana de atividades, ele planeja um episódio especial, a gravação de um programa ao vivo e postagens no Instagram. “Todo esse movimento pode gerar oportunidades pra novos conteúdos e parcerias de negócios inclusive”, lembra.

Wilians Alexandre Leite da Cunha, 42, co-host do Press Start Cast, lembra também que o podcast facilita a integração das pessoas.

“Para nós, que saímos do Brasil e decidimos atravessar o mundo em busca de nossos objetivos, manter esse contato com outras pessoas, principalmente outros brasileiros, é muito importante. No caso do podcast, além de facilitar a conexão, amplia esse poder, pois não há a barreira física ou distância para se fazer isso”, diz.

Além disto, para Victor Honda de Abrantes, 28, eventos como este são uma oportunidade para trocar conhecimentos sobre essa nova mídia.

“A comunidade podcaster é bem unida e todos sabem das dificuldades que temos para arranjar um tempo para gravar um episódio. Às vezes, deixamos de descansar para poder criar um conteúdo bacana. Por isso, esse evento tem o apoio dos casters, porque eles sabem valorizar o trabalho do outro e sempre dão uma força quando podem”, opina. Com uma pegada mais descontraída, o No Japão, o podcast criado por Victor, terá um episódio especial durante a próxima semana.

Rening Massaity Mendonça Masuyama, 37, host no Dropzilla e co-host do Press Start Cast está animado com esta primeira edição da Podosfera Nipo-Brasileira.

“É difícil saber quantos estão produzindo conteúdo por aqui, então, um evento desses, é uma excelente ajuda. Conhecendo a galera, a gente consegue se apoiar e ajudar mais”, sugere o podcaster. “Da mesma forma que tivemos muito apoio de pessoas como o Carlinhos Vilaronga, do EBVNcast, podemos apoiar os que estão chegando agora. Além disso, criamos amizades muito fortes nesse último ano com pessoas fantásticas de vários casts bem legais”, conta o brasileiro, que prepara episódios especiais para a semana.

Quem também prepara muito conteúdo para o encontro é o casal Juca Kanashiro, 44, e Kellen Bijuh, 35, do Wasabicast.

“Teremos novo episódio com participação de Carlinhos Vilaronga e Kleber Xupeta, uma live no canal da Bijuh no Youtube, várias postagens no Instagram e possíveis participações em outras lives”, enumera Juca. “É impressionante o quanto a mídia podcast cresceu nos últimos anos, e é mais impressionante ainda saber que ela pode crescer muito mais, já que um número infinito de conteúdos e formatos ainda podem ser criados”, atenta o produtor.

Durante os seis dias de programação, tudo de forma on-line, haverá muitas crossovers, collabs, lives, entrevistas, oficina de podcast e painéis de discussão. Convidados do Brasil e do Japão irão interagir com os podcasters e promover debates sobre essa mídia que ganha cada vez mais espaço.

O evento conta com o apoio cultural da Embaixada do Brasil no Japão, dos Consulados-Gerais do Brasil em Hamamatsu, em Tóquio e em Nagoia, além do patrocínio da Tecnoponta Treinamentos e Nabecast Podcasts & Multimídia.

Programação

Divulgação: nabecast.jp

Durante toda a semana, os criadores de conteúdo crossovers, collabs, lives, entrevistas, oficina de podcast e painéis de discussão em seus próprios canais e pelo YouTube/nabecastjp e Twitch.tv/80bittv.

Mais detalhes da programação no site: veja aqui

PAINEL 01

Japão: Sexta-feira, 10 de dezembro, às 21h30 Brasil: Sexta-feira, 10 de dezembro, às 09h30 Tema: A evolução dos meios de comunicação Convidados:

Alesse Nunes – jornalista, pesquisador, doutorando em Educação pela Universidade Soka (Tóquio, Japão) e co-fundador da Associação Brasileira de Podcast

Transmissão: YouTube/nabecastjp e Twitch.tv/80bittv

PAINEL 02

Japão: Sábado, 11 de dezembro, às 08h15

Brasil: Sexta-feira, 10 de dezembro, às 20h15

Tema: Mercado de Podcasts – Panorama e Perspectivas

Convidados:

Fred Fagundes – jornalista e membro da Associação Brasileira de Podcasts. Escreve para sites e blogs desde 2003, e foi colaborador de importantes páginas, como Jacaré Banguela e Papo de Homem, além de produzir conteúdo para marcas como Netshoes, Coca Cola, Fiat, Heineken e Intel. Atualmente, ele é sócio da Altia Podcasts, a primeira produtora de podcasts de Mato Grosso. Ele também é gerente de projetos do influenciador Maurício Cid, criador do blog Não Salvo.

Bruno Balacó – jornalista, pesquisador, doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), podcaster e membro da Associação Brasileira de Podcasts. Transmissão: YouTube/nabecastjp e Twitch.tv/80bittv

PAINEL 03

Japão: Sábado, 11 de dezembro, às 09h45 Brasil: Sexta-feira, 10 de dezembro, às 21h45 Tema: Podcasts e Oportunidades Convidados:

IraCroft – podcaster, roteirista, produtora, sócia no Mundo Freak, apresentadora do podcast Ah, Poisoquê e idealizadora da hashtag #MulheresPodcasters.

Emerson Rios – Bacharel em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Pública e pós-graduando em Gestão de Escola de Ensino a Distância, Marketing e Vendas. Treinou mais de 3 mil pessoas e dirige a Tecnoponta Treinamentos e o Backsite Serviços On- line, fábrica de software especializada em gestão de comunicação institucional. Transmissão: YouTube/nabecastjp e Twitch.tv/80bittv

OFICINA DE PODCASTS

Brasil: Sábado, 11 de dezembro, às 02h00

Japão: Sábado, 11 de dezembro, às 14h00

Oficina nível básico, on-line e gratuita.

Informações e inscrições: veja aqui

PAINEL 04

Japão: Sábado, 11 de dezembro, às 19h45 Brasil: Sábado, 11 de dezembro, às 07h45 Tema: Podcasts e a mulher brasileira no Japão Convidada:

Domenica Mendes – Host do podcast Estúdio 31 e idealizadora do movimento #OPodcastÉDelas (O Podcast É Delas)

Transmissão: YouTube/nabecastjp e Twitch.tv/80bittv

PAINEL 05

Japão: Sábado, 11 de dezembro, às 21h15 Brasil: Sábado, 11 de dezembro, às 09h15

Tema: Podosfera brasileira – Como tudo começou Convidado:

Danilo Medeiros – empreendedor, produtor multimídia, desenvolvedor, músico, arranjador, divulgador da cultura Geek, criador do Digitalminds, o primeiro podcast do Brasil, e sócio da 32Bits® design interativo.

Transmissão: YouTube/nabecastjp e Twitch.tv/80bittv

PodCafé

Confraternização e gravação especial de um episódio coletivo Japão: Domingo, dia 12 de dezembro, a partir das 9 horas Cafeteria Natsume, em Mikkabi (Shizuoka)

Canais de transmissão

Plataforma de transmissão para sábado: StreamYard

Canal de transmissão para sábado: Nabecast YouTube e Facebook

Mais informações para a imprensa

Carlos Vilaronga – Whatsapp +81 90-9913-4934

Apoio cultural:

Embaixada do Brasil no Japão Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu Consulado-Geral do Brasil em Tóquio Consulado-Geral do Brasil em Nagoia Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) Nabecast Podcasts & Multimídia

Patrocínio:

Tecnoponta Treinamentos (sorteio de um microfone Arcano Nabuc para ouvintes no Brasil e outro Samson Q2U para quem está no Japão)

(texto de divulgação)

Autor: Ana Paula Ramos

Jornalista e escritora, Ana tem sete anos de experiência no Japão, atuando como repórter na comunidade brasileira e como freelancer. Ela é a fundadora do Japão sem Tarjas e criadora do grupo ambiental "Por que você também não faz?". Em outubro de 2020, publicou o primeiro livro, "O Oitavo Andar", um suspense que se passa na cidade de Gramado. Em 2022 publicou o segundo livro, "O Diário da Minha Vida Ingrata", uma fantasia criada a partir de uma história real.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s