Projeto

Juntos, somos mais fortes.

O Japão sem Tarjas incentiva e apoia ações positivas, que unam a comunidade brasileira no Japão em um propósito de fazer o bem. Temos apoiado causas sociais através da divulgação de histórias pessoais e de entidades e fazemos parte de um projeto ambiental. Saiba mais e participe você também!

Por que você também não faz?

O projeto surgiu em agosto de 2020, depois da repercussão de um artigo publicado pela jornalista Ana Paula Ramos, fundadora do Japão sem Tarjas.

O artigo contava a experiência de passar duas semanas coletando lixo sozinha em uma praia de Shizuoka, com uma plaquinha nas costas, para promover a conscientização sobre o lixo abandonado, que vai parar dentro do mar.

Por causa do artigo, muitos brasileiros da comunidade entraram em contato querendo ajudar, compartilhando sentimentos parecidos com relação ao lixo. Desta forma, o que era uma simples ideia se transformou em uma iniciativa.

Através da união, o grupo ajudou a fortalecer a consciência de que o lixo que não é de ninguém é responsabilidade de todos e cade um de nós precisa fazer mais do que a própria parte. Se quisermos ver uma mudança positiva no mundo, temos que começar por nós mesmos.

Grupo e ações individuais

Através da divulgação no Japão sem Tarjas, o grupo alcançou centenas de pessoas e cresceu rapidamente. Em fevereiro de 2021, já passava de 850 membros.

Brasileiros no Japão, que compartilhavam do mesmo sentimento de insatisfação com relação ao lixo, se uniram para realizar mutirões e inspirar outras pessoas.

Os mutirões já foram realizados nas praias de Maisaka e Arai (Hamamatsu e Kosai) em Shizuoka, mas em breve serão organizados em outras regiões.

Quer participar? Entre no grupo “Por que você também não faz – Japão”.

Você pode participar tanto de mutirões quanto de ações individuais, com amigos e familiares. Incentivamos o compartilhamento das ações com o grupo, para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Acesse: Por que você também não faz – Japão e siga no Instagram: @pqvctbnaofaz