
Quase todas as manhãs, a japonesa Hiroko Osaki, de 87 anos, caminha até o parque Shakujii em Tóquio, para praticar a arte marcial chinesa Tai Chi Chuan com suas amigas. Hiroko alonga braços e pernas em movimentos suaves, enquanto ouve uma música calma também de origem chinesa.
A prática que promete bem-estar, força muscular e equilíbrio não é o único ritual matinal na vida da idosa. Todas as manhãs, ela brinda seus mais de 52 mil seguidores no Twitter com sua sabedoria, imagens da natureza e mensagens para o dia.
Hiroko contou ao jornal Mainichi que começou a usar as redes sociais aos 78 anos, quando estreou no Twitter. Logo após o terremoto e tsunami de 2011, a idosa começou a publicar suas aflições com a usina nuclear de Fukushima e logo passou a conquistar até 1 mil seguidores por dia.
“Até os 70 anos eu não tinha nem celular. Minha filha mais velha, que vive em Londres, disse que se usasse a internet, nós poderíamos conversar gratuitamente e eu me interessei. Comprei um notebook e entrei um curso de informática”, disse ao jornal.
Dona de uma saúde de dar inveja até mesmo nos jovens, Hiroko mostra em sua rede social que tem uma vida repleta de bem-estar. Ela gosta de fazer máscaras de pano a mão como passatempo e também para presentear os amigos e compartilha seu trabalho manual na rede.
Suas publicações são repletas de imagens da natureza, flores, lagos, templos e parques, principalmente o Parque Shakujii, no distrito Nerima, que fica perto de sua casa e é onde pratica a arte chinesa.

Além das mensagens positivas, os conselhos que ela dá aos mais jovens e outros idosos vem chamando atenção do público, provocando centenas de elogios e compartilhamentos. Veja algumas mensagens do Twitter de Hiroko, que gerencia a conta @hiroloosaki: