A idosa de 87 anos que vem inspirando 52 mil pessoas no Twitter do Japão

Publicação da japonesa Hiroko Osaki, de 87 anos, no Twitter: @hiroloosaki

Quase todas as manhãs, a japonesa Hiroko Osaki, de 87 anos, caminha até o parque Shakujii em Tóquio, para praticar a arte marcial chinesa Tai Chi Chuan com suas amigas. Hiroko alonga braços e pernas em movimentos suaves, enquanto ouve uma música calma também de origem chinesa.

A prática que promete bem-estar, força muscular e equilíbrio não é o único ritual matinal na vida da idosa. Todas as manhãs, ela brinda seus mais de 52 mil seguidores no Twitter com sua sabedoria, imagens da natureza e mensagens para o dia.

Hiroko contou ao jornal Mainichi que começou a usar as redes sociais aos 78 anos, quando estreou no Twitter. Logo após o terremoto e tsunami de 2011, a idosa começou a publicar suas aflições com a usina nuclear de Fukushima e logo passou a conquistar até 1 mil seguidores por dia.

“Até os 70 anos eu não tinha nem celular. Minha filha mais velha, que vive em Londres, disse que se usasse a internet, nós poderíamos conversar gratuitamente e eu me interessei. Comprei um notebook e entrei um curso de informática”, disse ao jornal.

Dona de uma saúde de dar inveja até mesmo nos jovens, Hiroko mostra em sua rede social que tem uma vida repleta de bem-estar. Ela gosta de fazer máscaras de pano a mão como passatempo e também para presentear os amigos e compartilha seu trabalho manual na rede.

Suas publicações são repletas de imagens da natureza, flores, lagos, templos e parques, principalmente o Parque Shakujii, no distrito Nerima, que fica perto de sua casa e é onde pratica a arte chinesa.

Hiroko praticando Tai Chi Chuan no Parque Shakujii, em Tóquio. Twitter: @hiroloosaki

Além das mensagens positivas, os conselhos que ela dá aos mais jovens e outros idosos vem chamando atenção do público, provocando centenas de elogios e compartilhamentos. Veja algumas mensagens do Twitter de Hiroko, que gerencia a conta @hiroloosaki:

CONSELHO AOS SEGUIDORES

“Quando a gente envelhece e tenta fazer algo pela primeira vez, é sempre incômodo e trabalhoso. Acabamos pensando que não há necessidade de tentar. Qualquer coisa que você quiser fazer não depende de idade, simplesmente faça! Eu comecei a usar um Macbook aos 78 anos de idade, não sabia nem como ligar a máquina. Mas se você fizer, você consegue. Tenha força de vontade. Se pensar ‘como foi bom ter feito’, vai ver que sua vida vai mudar, o mundo vai se expandir. É felicidade”

SABEDORIA

“Sabem, quando você é jovem você compra algo que quer, come algo gostoso, sai para viajar e fazendo todas essas coisas você se sente feliz. Uma pessoa da minha idade se sente feliz apenas por ser capaz de caminhar em um parque e descansar em um banco. A maioria das pessoas não entende isso”

POSITIVIDADE NA PANDEMIA

“Falo com a minha filha em Londres todos os dias pelo “FaceTime”. Faz mais de 9 anos que comprei um Mac e fui motivada pela possibilidade de fazer chamadas internacionais gratuitas. Nesta época em que o corona está em todo o mundo, eu e minha filha sentimos um alívio só de ver o rosto alegre uma da outra pelo FaceTime. Mesmo as ligações longas são de graça e eu penso que bom que existe a internet! Viva a internet!”

Autor: Ana Paula Ramos

Jornalista e escritora, Ana Paula tem sete anos de experiência no Japão, atuando como repórter na comunidade brasileira e como freelancer. Ela é a fundadora do Japão sem Tarjas e criadora do grupo "Por que você também não faz?", que realiza mutirões de limpeza em praias no Japão. Em outubro de 2020, publicou o seu primeiro livro, "O Oitavo Andar", um suspense que se passa na cidade de Gramado e está disponível na Amazon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s