Plataforma gratuita reúne produtos, serviços e projetos da comunidade brasileira no Japão

Grupo Sóror foi inaugurado este ano e visa fortalecer os membros da comunidade e se tornar uma referência na divulgação

Fpto: Dai KE – Unsplash (imagem ilustrativa)

O Grupo Sóror é o embrião de um universo de possibilidades e pode trazer grandes benefícios para a comunidade brasileira no Japão. A plataforma, inaugurada este ano, visa reunir em um só lugar a gama de produtos, serviços, eventos e projetos destinados aos brasileiros no Japão e todos que estão envolvidos com a comunidade.

Criado pela dentista Cristiane Maikuma, que vive há 5 anos na província de Hyogo, o site ainda está reunindo material no acervo, mas já conta com listas de lojas de roupas, restaurantes, confeitarias, serviços de tradução, design, seguradoras e outras áreas distintas.

A possibilidade de apoiar os empreendimentos, fortalecer a autonomia da comunidade e aumentar a divulgação dos serviços motivou a brasileira a dar vida ao Grupo Sóror.

“A plataforma surgiu no contexto da pandemia. Não só eu, mas muitas pessoas começaram a empreender por conta da crise e sabemos que divulgar o próprio negócio é a parte mais difícil, ainda mais quando há poucos recursos financeiros”, explicou.

Cristiane acredita que empreendedores de áreas diferentes podem se beneficiar de parcerias e a junção de tudo o que a comunidade oferece de melhor em um só lugar é uma forma de atrair públicos com interesses diversos, atendendo tanto as necessidades dos consumidores quanto daqueles que precisam dar visibilidade ao próprio trabalho.

“É como em um shopping center, que reúne diversos estilos e negócios. A ideia é ajudar a atrair diferentes públicos e também diminuir a dependência das redes sociais para divulgar o trabalho. Vimos com a recente queda do Facebook e Instagam como não devemos contar exclusivamente das redes”, alertou.

Quem tiver interesse em se juntar à plataforma, divulgando seus serviços de forma gratuita, deve entrar em contato através do formulário disponível no site ou pelo e-mail sororjp@outlook.com. O grupo aceita doações e é grátis tanto para os serviços cadastrados quanto para os usuários que acessam.

Para cadastrar um negócio no site, é preciso mandar por e-mail uma breve descrição do negócio, projeto ou serviço, local de atuação, links do perfil, site, páginas nas redes sociais, e-mail de contato e fotos do perfil, logotipo ou imagem referente para a divulgação.

Projetos da comunidade brasileira no Japão

Projeto Mundo das Maravilhas de contação de histórias infantis. Imagem: Divulgação’Grupo Sóror

Há muitos projetos sendo lançados e divulgados através do Grupo Sóror. No site, o usuário pode obter informações sobre o “Projeto Mundo das Maravilhas“, de contação de histórias infantis, da professora de inglês e pesquisadora, Juliana Platero e com a colaboração da fundadora da campanha de combate ao abuso sexual infantil, “Ninguém Mexe Comigo”, Paola Belluci Ortolan.

Há também o projeto de saúde mental “Comunidade no Divã“, com a colaboração do Instituto Amae e a psicanalista Carine Sayuri Goto. Este projeto visa tratar de temas relevantes para a vida do imigrante e cruciais na saúde mental, como trabalho, cotidiano, relacionamentos e criação dos filhos.

A plataforma também traz o projeto inspirador “Vozes da Comunidade”, que conta as histórias de vida dentro da comunidade, as dificuldades enfrentadas ao deixar o país de origem para tentar a vida nas terras nipônicas, os sonhos, os aprendizados e as realizações.

Em parceria com o Grupo de Apoio à Mulher Brasileira no Exterior (Gambe), o Grupo Sóror traz ainda o “Projeto Violência Nunca Mais”, que visa combater a violência doméstica, apoiando as vítimas que muitas vezes enfrentam o sofrimento sozinhas, em um cenário de dependência do parceiro e com as dificuldades da vida em um país estrangeiro.

O Grupo Sóror também é parceiro do Japão sem Tarjas e do grupo ambiental “Por que Você Também Não Faz”, que tem por objetivo incentivar ações de coleta de lixo em praias, parques e locais públicos e promover a consciência para cuidar do planeta.

Mundo dos artistas

Os artistas da comunidade também possuem um cantinho especial de divulgação. A plataforma exibe os cantores, escritores, poetas, desenhistas, pintores e fotógrafos que fazem parte da comunidade brasileira no Japão.

Os interessados podem entrar em contato para cadastrar sua atividade, imagens de divulgação, redes sociais, contatos e serviços oferecidos. 

Cantinho solidário

Cantinho solidário é o espaço de arrecadação de fundos. Foto: Divulgação/Grupo Sóror

Quem está envolvido em ações voluntárias também encontra espaço para divulgar a atividade e arrecadar fundos. O “Cantinho Solidário” é o espaço destinado aos projetos de caridade de todos os tipos, seja para ajudar pessoas que estejam passando necessidade no Japão, arrecadar mantimentos ou agasalhos, ajudar abrigos de animais e outras entidades.

Quem tem um projeto que envolve solidariedade pode divulgar a atividade através da plataforma e obter a colaboração de mais voluntários. Para os usuários, o Grupo Sóror também é uma porta de entrada para fazer o bem, apoiando os projetos sociais da comunidade.

Gostou do artigo? Siga a página Japão sem Tarjas no Facebook para acompanhar novas publicações! E acesse a plataforma do Grupo Sóror para ver o que há disponível, além de cadastrar o seu negócio.

Autor: Ana Paula Ramos

Jornalista e escritora, Ana Paula tem sete anos de experiência no Japão, atuando como repórter na comunidade brasileira e como freelancer. Ela é a fundadora do Japão sem Tarjas e criadora do grupo "Por que você também não faz?", que realiza mutirões de limpeza em praias no Japão. Em outubro de 2020, publicou o seu primeiro livro, "O Oitavo Andar", um suspense que se passa na cidade de Gramado e está disponível na Amazon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s